BEM VINDO A IDM ESCAPAMENTOS
Cuide bem do escapamento do seu carro PDF Imprimir E-mail
destaque_inicial

Escapamentos danificados trazem prejuízos para o proprietário do veículo e para o meio ambiente. O escapamento, composto por peças interligadas, forma o sistema de exaustão de um automóvel – tubo dianteiro, catalisador, silencioso intermediário e silencioso traseiro. A função desses componentes é filtrar e reduzir a emissão de gases provenientes do motor, assim como controlar seu ruído. Quando danificado, a substituição pode ser parcial, ou seja, apenas algumas das partes que compõem o sistema podem ser trocadas.

 O mau funcionamento do sistema de exaustão colabora com o aumento direto do consumo do combustível, além de causar uma mudança nas taxas de contra-pressão, que provocam alterações no sistema de injeção, arraste de óleo do motor e desgaste prematuro de peças. Além disso, é prejudicial à saúde já que irá comprometer a conversão de gases.

Quando fazer a substituição do escapamento?

Quando notar alterações no nível de ruído do veículo, caracterizado por sopros de gases, chocalhos no catalisador, som estridente, ressonâncias ao trocar marchas, entre outras, e também quando sentir que o veículo está com baixo rendimento (amarrado) ou com excesso de consumo de combustível, é recomendável checar o sistema de escape.

Qual a causa dos vazamentos de gases e qual a solução para o problema?

Quando há vazamentos de gases o escapamento já se rompeu e ocorre um desvio do fluxo de gases, afetando o nível de ruído (sopro), assim como o consumo do veículo através da alteração da taxa de contra-pressão de trabalho do motor. Somente com a troca do elemento danificado se resolve o problema.

Por que não é recomendado soldar partes do sistema de escapamento?

A corrosão do sistema de escapamento ocorre de dentro para fora, ou seja, a quebra é conseqüência de danos na estrutura interna dos abafadores e silenciosos e, portanto, soldar o local rompido não é suficiente para que o fluxo de gases internos seja direcionado da maneira correta, isto afeta do mesmo modo a taxa de contra-pressão de trabalho do motor. Além do mais, os serviços de solda não são suficientes para dar durabilidade contra corrosão no local.

 
IDM Escapamentos
49 3433-0299
idm@idmescapamentos.com.br
SAC - IDM Escapamentos
IDM Escapamentos | Av. Brasil, 2017 CX P.32
Cep: 89820-000 | Xanxerê-SC
Copyright 2010 - IDM Escapamentos / Todos os direitos reservados